http-equiv=’refresh’ content=’0; Boulevard of Ideas: Oscar 2014

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Oscar 2014

Oláááá,

uma pequena vitória pessoal: pela primeira vez conseguir ver todos os filmes indicados ao Oscar, antes da cerimônia! Eu sei que vocês pensaram "f***-se", mas é que esse é o tema do post de hoje como vocês puderam ler ali em cima no título.

Como não poderia deixar de ser, pelo menos 90% dos indicados a melhor filme tem mais de 2 horas, são baseados em fatos reais, tem a pretensão de serem comoventes, edificantes, mas não são tudo isso....

Vamos ao primeiro da lista: 12 anos de escravidão



Anota aí, esse vai ser o grande vencedor da noite porque tem tudo que a "Acadimia" curte: baseado em fatos reais, muita desgraça, separação da família por forças maiores, um triste episódio da história da humanidade como escravidão (já que não teve nenhum sobre o Holocausto ou conflitos em outros países p/s americanos salvarem o dia), aí de quebra também aborda o racismo obviamente, além de muita chibatada.

O filme ainda conta com o Sherlock Benedict Cumberbatch com todo seu sotaque britânico e Brad Pitt, always the nice guy.

Minha avaliação: ***

A Trapaça



Tem o Batman fazendo cosplay de gigolô de meia-idade, tem a Katniss dando mais piti do que em O lado bom da vida, tem a Amy Adams de babyliss com muito decote e pouco peito, e o Bradley Cooper com um visual de querubim do gueto. Eles querem dinheiro, aí tentam enganar uma gente aí, aí eu cochilei, aí a Jennifer Lawrence dá ataque de pelanca, aí eu cochilei de novo, aí abri os olhos e a Amy Adams não quis pegar o Bradley Cooper, aí eu cochilei, umas paradas aconteceram e depois de DUAS HORAS E QUARENTA MINUTOS ETERNOS o filme acabou.

Minha avaliação: ZzzzZzzz

O lobo de Wall Street



TRÊS HORAS DE FILME. Rola umas surubas, drogas, TRÊS HORAS DE FILME, DiCaprio se esforçando p/ finalmente ganhar o Oscar (e ainda não vai ser dessa vez), TRÊS HORAS DE FILME, o telespectador achando que o filme já tá acabando e não está nem na metade, grana, luxo, glamour, mais sexo e drogas. TRÊS HORAS DE FILME. Sei lá, esse filme poderia ser resumido num funk ostentação.


Minha avaliação: ** (pela cena dele se movimentando com metade do corpo dormente)

Ela

O cara se apaixona pelo Sistema Operacional do computador que é representando pela voz da Scarlett Johansson isso porque não é ela cantando, e é de longe o filme mais diferente e mais interessante entre os indicados. Mesmo sendo uma história de amor totalmente longe do convencional, ainda sim é doce e bonitinha.

Minha avaliação: *********³³³³³³³

Obs: COMASSIM O JOAQUIM PHOENIX NÃO FOI INDICADO COMO MELHOR ATOR? O CARA CARREGA O FILME NAS COSTAS!

Minha aposta é que leva como Melhor Roteiro Original.

Gravidade


A Sandra Bullock é uma engenheira espacial que se ferra quando a plataforma em que trabalhava é atingida e ela fica no vácuo literalmente. O filme é bem tenso e lembra um Poseidon no espaço pela luta pela sobrevivência que beira a uma missão impossível. Só não curti a sensação de estar fazer uma audiometria durante o filme todo.

Minha avaliação: ****

Acredito que leve nas categorias mais técnicas como efeito, fotografia, montagem...

Nebraska


Um senhorzinho, que começa a sofrer de demência, acredita que ganhou US$ 1 milhão após receber pelo correio uma propaganda. A história do filme é basicamente o seu filho tentando convencê-lo de que ele não ganhou a grana, mas com pena ao ver o pai acreditando firmemente naquilo, leva-o até Lincoln para "buscar o dinheiro", e no caminho, eles fazem uma parada na antiga cidade onde moravam, onde vão encontrar parentes e amigos que acreditando em sua história, mostram a verdadeira cara.

Mesmo sendo meio parado e em preto e branco, a história consegue cativar principalmente por mostrar como os idosos são tratados. E o Bruce Dern dá um show a parte.

Minha avaliação: **

Capitão Phillips


Confesso que deixei esse filme por último porque parecia ser o mais chato, mas sabe que o filme é bom? Tem ótimos momentos de tensão durante a perseguição e invasão do navio, além do sequestro do Tom Hanks. Preenchendo a cota África das indicações, não deve ganhar em nenhuma categoria, mas vale a conferida. Ah, também é baseado em fatos reais.

Minha avaliação: ***

Clube de Compras Dallas



Depois de escravidão e África, estava faltando a cota de doença que é ocupada por Clube de Compras Dallas,  e obviamente é baseado em fatos reais. Matthew McConaughey e Jared Leto fazem valer o filme com as mais de 2 horas de história chatinha, e olha que nunca pensei em ver o filme com eles por causa da atuação, mas eles mandaram muito bem.

Por que eles vão ganhar nas categorias de melhor ator e melhor ator coadjuvante? Porque tiveram que emagrecer p/ cara*** muito e a Acadimia adoooora doentes terminais com força de vontade p/ viver.

Minha avaliação: **

Philomena



Baseado em fatos reais (sim, mais um!), a Judi Dench é tão f*** que depois de ter levado ódio aos coraçõezinhos dos fãs de Harry Potter, a eterna Dolores Umbridge (acabaram de me avisar que ela não é a Imelda Staunton, mas é uma doppelganger então) te convence como a fofinha Philomena, uma senhora irlandesa que procura seu filho 40 anos após as freiras o terem tirado dela.

Eu fiquei encantada com esse filme, que é o meu preferido junto com "Ela", pela delicadeza em que contam uma história tão triste. E como jornalista, também é o tipo de história que eu adoraria poder contar um dia. Muito amor por Philomena ♥

Minha avaliação: *****²²²²

BÔNUS - Álbum de Família




DEEM O OSCAR PARA MERYL STREEP E A JULIA ROBERTS! A atuação delas está absurda nesse filme que é um "Tudo em Família" versão hard. E ainda tem o  Sherlock Benedict Cumberbatch (ele tá super cotado) e o Dermot Mulroney (o eterno charmoso de "O casamento do meu melhor amigo")!

Minha avaliação: *****

Obs: A Cate Blanchett está ótima e elegante (como sempre) em Blue Jasmine, o tio Woody Allen mandou bem de novo, mas não é bom o suficiente p/ nenhuma categoria. 

Quais são as apostas de vocês?

Um comentário:

  1. É, você acertou tudo, já pode virar crítica de cinema ;) hahahahaha
    Dos filmes que eu consegui assistir tb torcia pra "Ela", mas sabia que nao tinha a menor chance! Achei a premiação plausível e justa no final das contas!

    Bjs

    ResponderExcluir