http-equiv=’refresh’ content=’0; Boulevard of Ideas: Quem foi Shakespeare?

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Quem foi Shakespeare?

"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar".

Ser ou não ser não é a questão. A questão é: Quem foi Shakespeare?

No dia 23 de abril de 1564 , em Stratford-Upon-Avon, nasceu William Shakespeare. Filho de um próspero fabricante de luvas que já teve problemas com a lei por manter uma grande quantidade de estrume na frente da casa da família e ter sido processado por vender lã no mercado negro, John (o pai) viu seu status social declinar gradualmente a um ponto em que a sua requisição para um brasão da família foi rejeitada pelo College of Heralds. Tempos mais tarde, William escolheu o tema "Non sanz droit" (Não sem direito) para seu brasão.

Devido ao vocabulário imenso de aproximadamente 29.000 palavras diferentes (quase cinco vezes maior que a grande versão do Rei Jaime em cima da Bíblia), a identidade do poeta vem sido questionada ao longo dos anos, pois os críticos não acreditam que uma pessoa comum do século XVI, sem qualquer conhecimento educacional elevado, pudesse ser tão bem fluente na Língua inglesa, e muito menos em política, direito e em línguas estrangeiras – o latim, por exemplo, presente em obras como Hamlet.
Dentre os 'candidatos a Shakespeare', destacam-se: Francis Bacon, Christopher Marlowe, William Stanley (6º Conde de Derby) e Eduardo de Vero (17º Conde de Oxford), que é o candidato mais popular atualmente.

O questionamento sobre quem escreveu as peças mais aclamadas da literatura nunca será respondido, mas vocês podem se deliciar com as teorias aqui.

O filme Anônimo aborda Edward de Vere como sendo o verdadeiro autor das peças, durante o contubardo período de sucessão da Rainha Elizabeth I e das rebeliões inglesas.

Excelente filme e muito interessante. Super indicado para quem se interessa por essa questão ;D

Poeta ou não, o verdadeiro William Shakespeare existiu e se casou aos 18 anos com Anne Hathaway, que tinha 26 anos, e teve filhos com ela e com outras também. Um dos fatos curiosos sobre ele é que por volta de 1585, Shakespeare some do mapa, retornando aos registros históricos somente em 1592.

Shakespeare emprestava dinheiro a juros e processava para receber de volta, e também comprou ações de participação do Globe Theater, o que o ajudou a se tornar um homem rico. Ele morreu no dia de seu aniversário, em 1616, com 52 anos.

Tendo sido um beberrão que traía a mulher, ou um conde não importa. Tais fatos não tiram o brilhantismo de um gênio que presenteou várias gerações com grandes obras e que conseguiu se imortalizar por suas palavras. Pois, se "ser grande é abraçar uma grande causa", ele a abraçou.

*Algumas informações deste post foram retiradas do livro "A vida secreta dos grandes autores" de Robert Schnakenberg. Excelente, por sinal ;D

Um comentário:

  1. Acho que saber realmente quem foi Shakespeare sempre vai ser uma incógnita, mas td essa especulação é bem interessante...
    bjss

    ResponderExcluir