http-equiv=’refresh’ content=’0; Boulevard of Ideas: Nomes de banda de rock

domingo, 8 de janeiro de 2012

Nomes de banda de rock

Olá,

dando uma olhada nas estatísticas do blog, não posso deixar de reparar que entre os mais visualizados estão os dois posts sobre a origem do nome de algumas bandas que você pode conferir aqui e aqui.

Bandas é que não faltam e hoje, resolvi pesquisar sobre a origem do nome de outras que adoro e que achei interessante. Incrível como histórias aparentemente "bobas" deram origem a nomes de grupos que fizeram e fazem parte da história da música.



The Clash

Uma das grandes contribuições de Paul Simonon para o The Clash foi o nome da banda. A origem veio da percepção de que a palavra clash (choque) aparecia frequentemente nos noticiários para descrever os conflitos sociais e políticos na Inglaterra.



Foo Fighters

Seu nome é uma referência ao termo "foo fighter", usado por aviadores na Segunda Guerra Mundial para descrever fenômenos aéreos misteriosos, considerados OVNIs. A palavra Foo é uma corruptela do francês "feu" significando "fogo" ou "fou", significando "insano".



Led Zeppelin

Inicialmente a banda se chamava The New Yardbirds, então Keith Moon (The Who) achou que a banda cairia como um "balão de chumbo" (do inglês "lead zeppelin"). A palavra "lead" é propositadamente mal escrita para que a pronúncia correta seja usada.



Pink Floyd

O nome é a abreviação de The Pink Floyd Sound, nome sugerido por Barrett em homenagem ao nome do álbum de dois músicos de blues admirados por ele: Pink Anderson e Floyd Council.



Red Hot Chili Peppers

A banda nasceu em 83, com o nome de "Tony Flow and the Miraculously Majestic Masters of Mayhem". Segundo Anthony Kiedis, após um show que se apresentaram com esse nome, eles chegaram a conclusão que era uma droga. Depois de uma semana pensando em nomes, Flea veio com Red Hot Chili Peppers (pimentas vermelhas ardidas) que parecia muito apropriado pois transmitia energia, cor e sons.



Black Sabbath

Inicialmente chamada Polka Tulk Blues Band e encurtado depois para Polka Tulk. Mais tarde, Clarke e Phillips saem do grupo e o restante decide alterar a denominação para Earth. Após um curto período, o nome da banda foi mudado porque havia outro grupo denominado Earth. A escolha do nome, mais tarde, veio de Butler, um grande fã dos romances de "magia negra" e "terror" de autores como Dennis Wheatley. Butler tinha visto o filme de terror italiano do diretor Mario Bava, I Tre Volti Della Paura (As Três Máscaras do Terror), mas exibido com o nome de Black Sabbath na Inglaterra e EUA, e escreveu uma canção que incorpora o título do filme.



Cheap Trick

Nome tirado usando uma tábua Ouija. Essa tábua supostamente faz um elo entre os vivos e os mortos. Muito como o jogo do copo aqui no Brasil.



Evanescence

A banda passou por vários nomes como Childish Intentions e Strycken até resolverem chamar a banda de Evanescence, que significa "desaparecimento" (do verbo latino "evanescere”, que significa "desaparecer"). O nome agradou Amy Lee, porque segundo ela "é misterioso e sombrio, e coloca uma imagem na mente das pessoas".

Até a próxima,
;*

3 comentários:

  1. Wow!! Quanta pesquisa, adorei!!
    Sempre fico curiosa com nomes de bandas, não só estrangeiras, mas nacionais também, como "Sabonetes"... ótima matéria, Mari!

    ResponderExcluir
  2. Legal, bem curioso. Sempre gosto de saber o porque dos nomes das bandas. Gostei do escrito "errado" do Led Zeppelin e concordo muito com a Amy Lee sobre colocar uma imagem na mente das pessoas. "Evanescence"... combina com a música. Assim como "Foo Fighters"...

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito bom post, eu sabia o pq do Foo Fighters e do Red Hot, mas achei mt interessante o das outras bandas!
    bjss

    ResponderExcluir