http-equiv=’refresh’ content=’0; Boulevard of Ideas: Brinquedos da Infância

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Brinquedos da Infância

Olá,

primeiramente, vou anunciar minhas outras matérias em sites sérios =)

Lembram da polêmica que o Danilo Gentili arrumou quando disse a seguinte frase no twitter: "King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?"? Então, a resposta dele às duras críticas que ele recebeu, você confere aqui

E p/s fãs de MPB que querem saber onde podem curtir o gênero em Petrópolis, além de conhecer 2 talentos locais, você confere aqui

Não é pq eu participo de ambos os sites não, mas ambos tem matérias muito legais, sério! Até pq se eu não acreditasse em seus respectivos potenciais, eu não participaria...

Enfim, vamos ao tema do post que é como vcs já leram ali em cima: Brinquedos da Infância.

Eu sou MUITO saudosista, e olha que só tenho 19 anos (em breve 20!), mas é incrível como as coisas mudaram desde a minha infância até hoje. Acredito que a nossa geração (anos 90)foi a que mais sentiu essas diferenças, pq as tecnologias hj se desenvolvem mt mais rapidamente do que na época dos nossos pais. Conheço pessoas nascidas em 60/70 e ambos brincaram com as mesmas coisas praticamente, mas já os brinquedos que eu tinha, eu nem vejo mais a venda...

Lembra do Bat-beg? 2 bolinhas que batiam uma na outra e deixavam nossas mãos roxas eram febre na hora do recreio, cada um tentava mostrar que sabia fazer a bolinha bater em cima e em baixo (360 graus) e distraía a gente... E o pirocóptero? Vc comprava um pirulito de 20 centavos (+/-, ñ lembro o preço exato) e ganhava uma "hélice" p/ colocar no cabo do pirulito, dps era só girar com as mãos e voilá, voava altão! O barato dessas coisas é que eram super baratas e divertiam muito as crianças, não tinha aquela de se divertir com "wii" ou "guitar hero" (que são mt maneiros tbm), era uma coisinha a toa que qualquer um tinha, assim como so bonecos de farinha. Eu não sei vocês, mas eu gastava 1 real (ou 2 reais?) sempre que um boneco estourava. Uma bexiga com farinha dentro me fascinava, adorava ficar apertando aquilo compulsivamente, e era bonitinho... Todas as minhas amigas tinham também hahahaha

Pokemón foi uma febre mundial. Isso é fato e o que saiu de produtos do desenho foi absurdo, tinha absolutamente TUDO do pokemón a venda e uma febre foi os bonequinhos que vinham no guaraná. Era uma pokebola na tampa, com o bichinho dentro. Eu que nunca gostei de guaraná (fala sério, refri sem graça. É o refri "step", qnd ñ tem coca, sprite.. vai guaraná!) comprei vários só p/ ter o mini pokemón. Tinha umas maquinhas de 25 centavos, q tinham pokemons falsificados, mas que nas brincadeiras valiam tbm...

Tazos também foram uma outra febre, principalmente entre os meninos que "batiam tazos" e os ganhavam ou os perdiam... Embora eu não suporte o refrigerante, eu fiz meus pais comprarem muita Coca-Cola por causa dos "brinquedinhos" que vinham, e principalmente quando eram os geloucos. Cara, aquilo era mt legal. Uns brilhavam no escuro, e todos pulavam qnd vc "apertava" atras... As garrafinhas da coca que eram chaveiros, foram outra febre que eu acompanhei xD

Eu que nunca tive um bichinho de estimação pq smp morei em apê, encontrei um consolo no tamagoshi que tinha todo meu cuidado e dedicação. Hoje em dia, as aulas são interrompidas pelos celulares, antigamente eram pelos bips dos nossos filhotinhos virtuais... e era legal que todo mundo checava em suas mochilas p/ saber qual que tava apitando, foi uma fase mt boa!

Toda criança quer ter acessórios de adultos como celulares, lap top.. pq é legal falar que tem, mas na minha época não tinha mp3, então eu ganhei um walkman vermelho (que eu tenho até hoje) onde eu ouvia minhas fitas de sandy & júnior, e era legal que quando a pilha tava acabando, a voz da sandy ia ficando grossa, beirando o gutural.. dava medo! Mais tarde teve o diskman (que eu tbm tenho até hj), mas p/ mim essas foram grandes invenções pq eu sou da época da vitrola (tinha disco de vinil da Xuxa xD)...

A agenda eletrônica era uma outra coisa inútil que agnt queria ter de qlqr maneira! Eu juntei vários selos da revista Explora (lembra da Recreio tbm?) e ganhei um estojo azul cuja tampa era uma agenda eletrônica, bem legal!

Não sei vocês, mas eu jogava mt super-trunfo com meu primo. Era um joguinho tão legal, a gente passava uma tarde inteira jogando o de carros, ônibus, avião, até do pokemón a gente tinha! Assim como os cards (+ tarde). Quem nunca teve um "deck" de pokemón e foi na "progames" (é esse o nome da loja que ficava no 2º andar do marquese?) trocar card? Eu acho que tenho meus decks até hoje, do pokemón e do Harry Potter... ACHO!

Por último, mas não menos significativo (p/ mim), os bonecos do power rangers! Eu tinha TODOS! Era fissurada pelo seriado, e o boneco era 2 em 1, ou seja, você apertava o cinto dele e a cabeça mudava. Ou ele ficava com o capacete, ou sem! Era sensacional!!!! Eu tbm tinha um bonequinho do Cavaleiros do Zodíaco que montava a armadura...



Só p/ esclarecer, eu tbm tinha mt Barbie, panelinhas e brinquedos de meninas, mas esses que eu falei são unisex... hahahaha

É isso, espero que todos possam ter tido bons momentos relembrando a infância...

Bom fds!

Bjsss

11 comentários:

  1. Tá, tu lembrou do pokemon no guarana... eu nem lembrava mais hahha. Power Rangers!!! Eu era a rosa SEMPRE! Tazo (perdi todos os meus jogando...xD) Aaah, ursinhos da Parmalat *-* cara, nunca gostei de suco de laranja mas pelo bichinho eu bebia uns 2 litros por dia haha. Ficar na fila no mercado pra pegar o tal bichinho era um prazer, adorava!
    Geloucos! Nossa, tnt coisa "velha" que fazia a gnt tão feliz e que hoje em dia uma criança de 5 anos olha na nossa cara e da risada pq acha isso tão inutil. E detalhe que as febres duravam tempos, tazo durou anos eu acho!
    Amei esse post Mari!
    Beijos, Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. Caraca! Super Trunfo era genial!!!!!!! Adorei o Post! Pirocóptero Tamagoshi já não é da minha época.

    ResponderExcluir
  3. Ai Mari, eu também sou super saudosista e me sinto uma velha relembrando os brinquedos da minha infância uashaushaushasuhsushush
    Tipo, começar conversa com "vc lembra...?"
    E putz, dos que vc listou, só não lembro dos bonecos de farinha e do Super Trunfo!!!
    A nossa infancia foi boa, né? Os brinquedos eram mais legais, tenho pena das crianças de hoje em dia! ;D

    beeijos

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse post!
    Lembrei da minha infância completamente.
    Como você disse, eram brinquedinhos bobos, mas que faziam a alegria da criançada. hahahaha
    Além desses, lembrei das surpresas do Kinder Ovo. Nossa, como eu era fascinado por aquilo, tenho algumas das coleções até hoje. hehehe
    O que me deixou intrigado é que não sei onde foram parar meus brinquedos, não lembro de tê-los dado pra ninguém. :s
    Bom, enfim... adorei o post. hehehe
    E, como disse a Natanna no comentário aí de cima, o "Você lembra..."? é um clássico!! Parece que isso tudo fez parte de uma vida tão distante... mas não faz nem dez anos que tudo isso estava presente diariamente em nosso dia a dia. hehe
    Me fez lembrar, também, a gente cantando aquele dia lá na casa do Vitor... aquelas músicas velhas, né? hehehehehe
    Chega, falei demais!! Me empolguei com o post.
    Beijão, Mari!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. "Um dia, numa geladeira, uma garrafa de Coca virou e entornou coca-cola em todos os gelos. Eles se tornaram os Geloucos!"
    Caaaaara muito legal esse post. Incrível, fico muito feliz de saber que aproveitei muito a minha infância, porque brinquei intensamente com todos esses brinquedos, vivi intensamente todas as febres. Peguei também a época do Iô-Iô e do Pião (tinha de madeira e de fibra). Tamagoshi, Power Ranger (almoçar vendo Power Ranger era tudo de bom), Tazos, Pokémon (Demais!), Super Trunfo (não sabe o que dar no aniversário de fulano? Vai no Hiper Bazar e compra um Super-Trunfo!), Walkman, Pirocóptero, Bat-beg! Também tinham os minicraques!
    Adoro os anos 90, foi a época meio-tecnológica-meio-artesanal.
    Vamos erguer nossas taças e brindar aos velhos tempos!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Mt bom esse post msm ahuahuah tah bombando d comentários viu? ahuahuah

    vc lembrou mt bem d tds esse brinquedos, eu tinha tds tb hauahuaha menos o pirocóptero, q nunca gostei mt naum ahuahuah
    "era legal que quando a pilha tava acabando, a voz da sandy ia ficando grossa, beirando o gutural.. " ahuahuaha eh verdade isso acontecia msm...
    ai q saudade d quando eu era criança era td tão bom ahuahuah tb acho q na nossa época os brinquedos eram os melhores, nem eram tão avançados nem tão simples, eram na medida certa!
    ótimo post!!
    bjsss

    ResponderExcluir
  7. queria saber onde comprar um bat beg desse
    se souberem onde vende por favor envie mensagem para andrepg1975@hotmail.com...obrigado

    ResponderExcluir
  8. Eu amo Gelouco tenho até hoje de vez em quando eu ainda brinco com eles é muito legal!!!!
    Se alguem ainda tiver pode me falar que eu quero!!!
    E se alguém tiver e quiser doar para mim me mande um recado para o meu orkut:breno_deus03@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. VENDE SEUS POKEMONS EU COMPRO TUDO 1.000 MANDE UM EMALI PARA CM.ELETROBARROS@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  10. kkkkkkkkkkkkkkkk

    Eu tinha todos esses brinquedos :S

    Teve uma época que eu vivia com os braços roxos de tanto brincar com aquele bate-bate fdp :@

    ResponderExcluir
  11. Você foi ótimo, seu post arrasou! Amei relembrar os tempos da infância.

    ResponderExcluir