http-equiv=’refresh’ content=’0; Boulevard of Ideas: Nomes de Bandas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Nomes de Bandas

Olá,

Vocês já pararam p/ pensar da onde algumas bandas tiraram seus nomes? Tem uns nomes bem curiosos, então eu selecionei aqueles que achei a justificativa da escolha mais interessante, já que a maioria dos motivos p/s nomes de muitas bandas é que eles tinham um nome e depois tiveram que mudar por haver uma homônima, as justificativas a seguir são diferentes, pelo menos:



Doors, The (As Portas):
O nome The Doors veio de uma conversa de Jim Morrison com seu companheiro de quarto na UCLA. Discutindo nomes para uma imaginária banda de rock, eles concordaram que uma boa escolha seria Doors, que vem de um livro de Aldous Huxley, "The Doors of Perception", que por seu turno havia sido 'emprestado' do verso de um poema do artista e poeta do século XIX, William Blake: "If the doors of perception were cleansed, every thing would appear to man as it is: infinite" (Se as portas da percepção fossem abertas, tupo apareceria como realmente é: infinito).



Pearl Jam - O vocalista, Eddie Vedder, numa brincadeira, disse ser uma homenagem a uma suposta geleia com poderes alucinógenos que sua avó, chamada Pearl, fazia.
Porém, o significado mais provável seria a de que Jeff Ament (o baixista), surgiu com esse nome depois de ter assistido uma apresentação do Sonic Youth e Crazy Horse, sem nenhuma relação com geleias.

-> Acho mais legal a hipótese da geleia com poderes alucinógenos



Duran Duran:
O baixista John Taylor nomeou a banda baseado num vilão interpretado por Milo O'Shea num filme de ficção científica de 1967 chamado Barbarella, estrelado pela atriz Jane Fonda. Taylor recorda: "Eu me lembro de ter assistido ao filme várias vezes. O filme era muito sensual e as palavras Duran Duran eram repetidas muitas vezes. Era o nome de um homem. No filme eles falavam: Barbarella...Você deve ir ao planeta Terra encontrar Duran Duran'. Seria esse o nome da minha banda".



Nickelback - Mike Kroeger (vocalista) sempre tinha que devolver uma moeda (nickel)
no seu trabalho numa cafeteria. Algo como "here's your nickel, back!" (aqui está sua moeda, de volta!), então juntaram as duas palavras e ficou Nickelback.



Blink-182: A princípio o nome era somente Blink, mas por terem sido ameaçados legalmente por uma banda irlandesa com o mesmo nome e para evitar um longo processo, eles adicionaram o número 182. Apesar dos membros da banda alegarem que escolheram um número aleatório, várias teorias foram criadas, entre elas: a de 182 seria o número de vezes que Al Pacino fala "fuck" em Scarface; o número do barco do avô do Mark (baixista e vocalista) na 2ª Guerra Mundial; a décima-oitava letra do alfabeto é R. A segunda é B. RB, ou Rancho Bernardino é onde Mark e Scott (1º baterista do Blink-182) moraram por anos; entre muitas outras.



Embora não seja o nome de uma banda, e sim o nome que Stefani tenha adotado, é interessante o porquê da escolha.

O produtor musical Rob Fusari comparou o estilo vocal dela com o de Freddie
Mercury (ex-vocalista do Queen) e a apelidou de Gaga por causa da canção "Radio Gaga", do Queen. Ela então passou a usar o apelido como nome artístico e ficou conhecida como a Lady Gaga.



"Eu estava em casa um dia pensando que o nome 'Crickets' seria um ótimo nome para uma banda inglesa. Foi aí que o nome 'beetles' veio à minha cabeça. Eu decidi que a escrita seria modificada para BEAtles a fim de se parecer com uma música beat, como uma brincadeira" - John Lennon.



Green Day - Antiga "Sweet Children", abandonaram esse nome para evitar confusão com
outra banda local "Sweet Baby" e adotaram o nome "Green Day", que é uma gíria que
significa deixar de fazer suas obrigações para ficar fumando maconha o dia todo, e como eles eram maconheiros na época (Billie Joe Armstrong, o vocalista, tinha o apelido de Billie one dollar, por vender maconha por one dollar), nada mais lógico do que adotar esse nome.



AC/DC:
Escolheram esse nome porque combinava com o som de "alta voltagem" da banda. "Tiramos o nome do aspirador de pó da minha irmã. A gente não tinha um nome para a banda e, na parte de trás do aparelho, havia uma chave escrito AC/DC (corrente alternada/ corrente contínua), com um pequeno raio desenhado. Como aquilo significava potência, resolvemos adotar o nome" - Angus Young, guitarrista.



Creedence Clearwater Revival:
"Tínhamos o nome de Golliwogs, um nome que havia sido imposto por nosso empresário. Nós conhecíamos um cara chamado Credence Newball e gostamos do nome, mas chegamos a conclusão de que se usássemos o nome dele, ele iria nos processar. Então não funcionou. Mas gostamos da ideia de "credence" (crença), por significar verdade e justiça, algo que nós como idealistas na época, nos identificávamos muito. Então acrescentamos a letra E no Credence para ficar totalmente diferente. Clearwater veio de um comercial da cerveja Olympia, que mostrava uma imagem de ventos indo e vindo, algo que possuía uma certa compatibilidade com o nosso ideal de ‘rumos abertos’. Revival era o renascimento de nós mesmos, nós não faríamos mais o que nosso empresário mandasse, nem o que não gostaríamos de fazer" - Doug Clifford, baterista.



New Order (Nova Ordem):
Depois do suicídio do vocalista Ian Curtis, os integrantes remanescentes do Joy Division decidiram continuar uma banda com um novo nome. Apesar de declararem que o nome se refere a uma nova fase para o grupo, alguns críticos acreditam que seja uma referência ao plano de Adolf Hitler de conquistar a Europa, ligado ao fato de que Joy Division é também um termo nazista.



The Ramones:
O ex-Beatle Paul McCartney costumava assinar seus registros em hotéis com o nome de Paul Ramone; Joe tirou daí a idéia.



U2:
Steve Rapid, vocalista de uma banda local chamada "Radiators" sugeriu o nome U2. Havia um avião de espionagem com esse nome, um submarino, e pilhas feitas pela Eveready, além das conotações de "you, too" e "you two" (você também), isso era interessante para a banda que procurava um nome ambíguo. Quanto ao vocalista, Bono foi inicialmente chamado Bonovox, por causa de uma loja de medicamentos para audição.

Espero que tenham gostado, eu acho esse tipo de coisa bem interessante...

Bom fds!

Bjss

9 comentários:

  1. Se eu gostei? Sem sombra de dúvidas um dos melhores posts do Boulevard até hoje! Vou te dizer que gostei muito mesmo de saber sobre a origem desses nomes. O porquê do nome da banda é aquela pimeira coisa que um fã procura quando se torna fã. Adorei o do "The Doors" porque acho o Huxley (escritor) sensacional e porque esse livro ("Nas portas da Percepção") é um classicão-revolucionário (muitas músicas dos Engenheiros do Hawaii fazem alusão a esse livro). E Lennon, hein? Brilhante como sempre. "Beatles". O nome teve força, hein...

    Mt bom o post.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Fala Marianne!
    Caraca, muitoo legal o post. Daria atá uma matéria para o jornal mural ein! hehe =p
    Gostei muito do significado do nome do Green Day! hahaha... criativo!
    Parabéns pelo blog!

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Mari, achei muito legal a história dos nomes!
    Quem imaginaria que The Ramones fosse por causa do Paul McCartney? usahuahsuashuhasuh
    Mas faltou o nome do Coldplay: o primeiro nome da banda era Starfish, mas isso na época que a formação nem era a atual. Daí o grupo ficou completo e um amigo deles, da faculdade deixou que Jonny, Guy, Will e Chris usassem o nome de um nome antigo de seu grupo, “Coldplay”.
    O nome vem de um livro de Philip Horky, cujo primeiro poema chamava-se “Child’s Play” e o último, “Cold Reflections”; dessa forma, o titulo acabou ficando "Child’s Reflections, Cold Play".
    copiei da biografia do site do Coldplay saushaushauahs

    :*

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante esse post, eu naum sabia o porque d nenhum nome dessas bandas hauhauah
    tds tem uma justificativa bem legal,do AC/CDC era a unica q eu imaginava mas tb naum tinha certeza, mas se vc pensar combina bem com a banda hauahuahau eles tem mt energia msm ahuahuah
    Beatles realmente foi um nome simples q teve impacto....
    mt bom!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. eu também acho interessante! alguns desses sabia e tinha esquecido... o Joy Division sempre achei curioso, por ser o nome da ala de prostituição de um campo de concentração, muito... dark isso haha mas adoro a banda. espero que no caso do Blink, o 182 seja mesmo referência a Scarface, porque nem gosto do Al Pacino, né? haiuhaiuhai
    adorei o post!
    beijos!

    www.apetropolitana.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Desse post, Blink 182 é a minha banda favorita. As músicas são ótimos, os clipes geniais como "all the small things"

    ResponderExcluir
  7. SUPERINTERESSANTE !
    Gostei alguns já conhecia mas foi legal ler outras versões. Acompanhe e divulgue (. . se gostar !)os programas OS 4 DE LIVERPOOL (Quartas, 20h) e STUDIO 1120 (Quintas, 20h).
    Podes acompanhar pelo www.fatimafm.com.br e conferes a programação pelo http://studio1120.blogspot.com/
    Sou o Luiz Henrique !
    Grande Abraços a todos os amantes da boa música !

    ResponderExcluir
  8. Tem a teoria de que 182 seja o número de vezes que o Tom se masturbou vendo Star Wars, com a cena da Princesa Léia e o bikini dourado xD

    ResponderExcluir