http-equiv=’refresh’ content=’0; Boulevard of Ideas: Mamonas Assassinas

quarta-feira, 3 de março de 2010

Mamonas Assassinas

Olá,

ontem (dia 2/3) fez 14 anos que os membros dos Mamonas Assassinas morreram, portanto meu post é dedicado a eles.



Eu era uma menininha de cinco anos de idade, quando fui contagiada pela energia e alegria de Dinho, Bento, Sérgio, Júlio e Samuel. Numa tarde de domingo, ao ligar a tv estava dando no Domingo Legal, uns cinco malucos vestidos com roupas de presidiários (as famosas roupas com listras pretas e brancas) pulando iguais uns loucos, falando abobrinha e cantando a tão infame "Pelados em Santos".

Eu morria de rir com eles. Todo domingo eu ligava a tv p/ vê-los ou no Faustão ou no Gugu. Aqueles caras foram me cativando de uma tal forma, que eu me pegava cantando "Mina, teus cabelo é da hora, teu corpão violão, meu docinho de coco, tá me deixando louco..". E além de tudo, eles falavam BUNDA nas letras [e até coisas piores, que na época eu não entendia] sem o menor pudor, e eu achava aquilo o máximo. Cantava vira-vira na maior inocência e ria sempre na parte de "já me passaram a mão na bunda e ainda não comi ninguém" (nunca que ia passar pela minha cabecinha inocente, que eles falavam de suruba). Júlio com sua peruca, imitando a Maria, e Dinho com seu bigode, fingindo ser o marido de Maria; quem não ria com aquilo?

Ao cantar "Robocop Gay", Dinho sempre estava com uma roupa diferente. Já se vestiu de Robin, de pernalonga, já usou vestido e peruca de carnaval só p/ fazer a performance dessa música. E que performance! Quem não lembra da música da Gretchen no meio de Robocop Gay, com Dinho rebolando e falando "oh mon amour AU"? Quem não lembra de Dinho fazendo sotaque nordestino em "Jumento Celestino"? Quem não lembra do Dinho imitando o Netinho (do domingo da geeeeeente, o da coabe lá que gosta de bater nos outros) em "Lá vem o alemão"? Quem não lembra da famosa fala do Dinho antes de cantar "Uma Arlinda Mulher" (segue a fala abaixo)? Quem não lembra do Dinho?

"Muito bem meus amigos, vamos agora unir nossas forças, e no momento de união, que faz açúcar, vamos lembrar da mulher amada. Aquela mulher que quer que você corte o cabelo, aquela mulher que mudou a sua vida, que fez você tomar banho e escovar os dentes, aquela mulher que briga com você quando você põe o dedo no nariz e cola debaixo do sofá, essa desgraçada que com certeza é palmeirense uqe briga com você quando você quer assistir ao jogo de futebol, ela quer assistir novela reprisada. Olhe para os olhos dessa mocreia e diga essas palavras de amor (começa a música)".

E do Bento? O japa com cabelo rastafári que tocava guitarra como ninguém?
E dos irmãos Reoli? O Samuel e o Sérgio?
E do Júlio? O gordinho simpático com cabelo laranja? (Curiosidade: na noite anterior ao acidente, Júlio tinha sonhado com a queda do avião e estava com um mau pressentimento)

Quem diria que a banda Utopia que antes fazia letras sérias e sombrias, se tornaria a maior banda cômica que esse país teve o prazer de conhecer, mesmo que por tão pouco tempo?

No dia 2/3/1996, ao ligar a TV e ver a fatídica notícia de que eles tinham morrido, eu chorei. Chorei muito. E choro até hoje ao ver documentários e tudo que seja relacionado a eles. Como que aqueles caras novos e tão cheios de vida estavam mortos? Confesso que não me conformo com isso até hoje. Não é justo!

Mesmo que tenha sido por tão pouco, ainda bem que eu sou da geração Mamonas Assassinas. Eu vivi essa fase e vou me lembrar dela sempre. Quando a saudade bater, é só eu ouvir a paródia de "Twist and Shout": "Não peide aqui, baby", ou qualquer outra música que eu vou ficar alegre, afinal esse era o objetivo deles: levar alegrias p/s pessoas, e isso nem a morte tirou deles, porque até hoje, eles são lembrados e celebrados sempre como a banda mais irreverente e engraçada que esse país já teve.

Aos Mamonas, minha singela homenagem...

e por hj é só..

bjs

5 comentários:

  1. Como assim 5 anos? Tô destruído. [T-T]
    Tô ficando velho

    ResponderExcluir
  2. E 'Sabão Crá-Crá'? Ai, santa inocência...
    ushaushaushasuahsuashaushaushasuah

    ResponderExcluir
  3. E 'Sabão Crá-Crá'? [2]
    Os caras eram realmente geniais. Me pergunto sempre o que teria acontecido com eles caso ainda tivessem vivos; será que manteriam o mesmo sucesso? Será que acabariam?
    De qualquer forma e infelizmente o que aconteceu foi que os Mamonas deixaram apenas um CD (ou fita K7..) que já mostrou a identidade da banda, pra que veio e tudo mais.
    Saudade deles também, principalmente porque eles marcaram minha infancia.

    Belo post.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. eu gostava da Mamonas, mas não choro mais. foi uma fase boa, a morte deles não foi justa, mas aconteceu. sempre vou lembrar deles com a alegria que transmitiam!

    e, sei lá, talvez eu não chore porque não vejo os documentários hehe

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Realmente os Mamonas eram mt engraçados... eu adorava as musicas e as fantasias! qum naum gostava neh???
    Acho q msm q eles soh tenham lançado um disco,qum viveu essa época nunca vai esquecer...
    Ateh qum naum viveu e escuta as musicas hj em dia gosta.
    bjus

    ResponderExcluir