http-equiv=’refresh’ content=’0; Boulevard of Ideas: 2012

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

2012

Olá,

eu sei que é um pouco cedo (ou tarde demais) e já virou até clichê o assunto, mas achei um texto meu que tava na gaveta (gíria jornalística) sobre 2012 e resolvi postá-lo hj ;D

Era uma vez, um planeta que surgiu do nada e milhares de teorias foram criadas tentando explicar o aparecimento desse globo azul no universo, agora surgem muitas outras teorias, tentando explicar o suposto fim desse caos inexplicável.

2012 e o mundo puff... acaba. Acaba? Ou essa é mais uma história para fazer com que as pessoas sejam boazinhas e cuidem do nosso planeta quando na verdade elas vão entender 2012 como prazo limite para fazer "muchas cositas" impróprias e superpovoar a Terra?
Seja lá como for, essas teorias não surgiram do nada, umas tem bases científicas, religiosas, enfim, é o que vamos analisar no decorrer desse texto.

O calendário maia

O calendário maia é um sistema de calendários distintos usados por essa civilização que podiam ser sincronizados dando origem a ciclos posteriores e extensivos. Um dos calendários era o Tzolk'in que era usado para determinar o momento de eventos religiosos e cerimoniais para divinação tendo apenas 260 dias. Sua origem é desconhecida, mas há teorias que dizem que é um calendário que vem de operações matemáticas baseadas nos números 13 e 20 (que eram importantes na cultura maia) que multiplicados resultam em 260, outra, diz que o período de 260 dias vem da duração da gestação humana; e ainda há as que digam que é baseado nas colheitas, astronomia, etc.

Um outro calendário era o Haab', que era um calendário solar de 18 meses; cada mês teria 20 dias mais um período de 5 dias no fim do ano, conhecidos como Wayeb' que eram tidos como perigosos, pois eles acreditavam que durante esse período, "portais entre o reino mortal e o Submundo se dissolviam. Nenhum limite impedia que as deidades (fontes de tudo aquilo que é divino) mal-intencionadas causassem desastres". Esse calendário era baseado em 365 dias no total.

Nem o Tzolk'in nem o Haab' numeravam os anos, portanto, a combinação de uma data de um calendário com uma data do outro era suficiente para identificar uma data para a satisfação da maioria já que tal combinação não se repete antes de 52 anos, expectativa de vida essa, muito alta para a época.

O ciclo do calendário se repete a cada 52 anos Haab', e o fim deste ciclo era um período de má sorte e tensão para os maias. Para eles, a Terra teria 5 grandes ciclos, e o final do 5º ciclo seria dia 21/12/2012 onde o sol do solstício se alinharia com o centro de nossa galáxia, esse alinhamento cósmico é raro e só ocorre uma vez a cada 26 mil anos. Durante esse alinhamento, ocorre simultaneamente um fenômeno que consiste na mudança do eixo da terra em relação à esfera celeste chamado precessão. Uma precessão completa leva 26 mil anos.


Asteróides

Uma outra hipótese é de que a Terra e o asteróide VD17 2004 poderiam colidir no
dia 4 de maio de 2012. Tal impacto liberaria 10 mil megatons de energia, causando a destruição em massa do nosso planeta. As chances de que isso ocorra é de “pouco menos de 1 por 1000”.

Um outro asteróide, o 2003 QQ47, poderia vir a colidir com a Terra em 21 de março de 2014, mas as chances de isso ocorrer são de uma em 250 mil.

É tão provável que isso ocorra quanto eu ganhar na loteria umas três vezes...

Nibiru

Nibiru ou Planeta X , para os sumérios, é o 12º planeta, pois estes descreviam o nosso sistema solar como um conjunto de 12 corpos celestes significativos. Todos esses astros são chamados “planetas”, inclusive a Lua e o Sol.

Segundo Zecharia Sitchin, a cultura suméria teria sido criado pelos “annunaki”, que seriam os habitantes de Nibiru. Devido à órbita excêntrica do mesmo, isso faz com que o planeta passe milênios totalmente invisível e apenas quando sua posição é favorável, os annunaki interferem no curso da história humana. Suas visitas a Terra seriam a cada 3 mil e 600 anos terrenos.

A passagem deste planeta nas proximidades da Terra surte efeitos, tais como: a causa da mudança nos pólos da Terra, nas marés, no clima, nos desvios da órbita e choque com asteróides que são arrastado pelo “intruso”. Por exemplo, Nibiru poderia ter provocado o fim da época dos dinossauros ou até mesmo, a extinção da vida em Marte.

Catástrofes naturais

Tsunamis, erupções vulcânicas e terremotos também estão entre as possíveis catástrofes de 2012.

Uma das ameaças é o vulcão Yellowstone, situado no noroeste do estado de Wyoming, que pode vir a entrar em erupção; caso isso ocorra, duraria cinco dias e após três meses, uma nuvem de poeira cobriria o hemisfério norte, diminuindo a temperatura a - 30ºC, fazendo com que o hemisfério sul tenha uma estação seca por tempo indeterminado e com temperaturas que chegariam a 50ºC.

Há também especulações sobre uma Tsunami afetando a Costa Leste dos EUA, causando uma erupção vulcânica próxima às Ilhas das Canárias e tal fato, atingiria a costa norte e nordeste do Brasil.

Terremotos como o “Terremoto de Tokai”, no Japão e o “Big One”, em Los Angeles também são causa de medo entre os cientistas.

Mas acalmem-se! Nem tudo é fatalidade...

Para alguns monges tibetanos, poderá haver uma guerra atômica por volta deste ano, mas essa não destruiria o mundo todo, pois haverá uma intervenção extraterrestre.

Já o Timewave Zero (Teoria da Novidade), é um gráfico desenvolvido por Terence McKenna que estudou a transformação espiritual e através de estudos do I Ching (livro de magia e adivinhação tido como oráculo que é composto por 64 hexagramas), ele chegou a conclusão que este tem um comportamento alternando entre picos altos e baixos, e nos picos altos que ocorreram as grandes tragédias da humanidade. O último grande pico teria sido em 1968, ano de mudanças culturais no ocidente e o ponto final dos tempos no gráfico do Timewave Zero foi indicado para o meio do mês de novembro de 2012.
Mas depois de reparar no fim do 13º batkun (ciclo de grande criação mudando o destino de todos que encarnam nele; dura 394 anos) do calendário maia, Terence mudou sua data para 21 de dezembro de 2012.

De acordo com o gráfico de McKenna, os grandes períodos de novidade aconteceram: há 4 bilhões de anos, quando a Terra foi criada; há 65 milhões de anos, quando houve a extinção dos dinossauros; há 10 mil anos atrás, após o fim da Era do Gelo; no séc XVIII, nas revoluções sociais e científicas; durante os anos 60; no período de 11 de setembro; durante a crise financeira de 2008; em outubro de 2010 e a última, em 21 de dezembro de 2012.

Para o Timewave Zero, essa data marca um equilíbrio, um fim dos velhos paradigmas, um novo começo onde nada será como antes. Tendo em vista o mundo louco em que vivemos, isso seria ótimo.

Os espiritualistas esperam pelo dia do “Juízo Final”, que se dará com a chegada do messias gerando um colapso do sistema econômico, dando início a uma nova civilização: voltada para o amor, fraternidade e espiritualidade (uma geração hippie moderna, quem sabe?!).

Fim do medo, mudança consciencial, início de uma nova Era... deem o nome que quiserem; essas teorias desse suposto fim, podem ser mais uma tentativa desesperada do ser humano de acreditar que esse individualismo todo vai acabar, e um novo mundo irá surgir. Uma utopia? Sim... não... Só Deus (e nossos amigos extraterrestres) que sabem. Que venha 2012...mas só se essas teorias forem todas furadas mesmo, caso contrário, não tenho pressa.

Espero que tenham gostado ^^

Bjss

3 comentários:

  1. Engraçado, tenho a impressão de que já li este texto... seria ele aquele que vc me mandou pro nosso "projeto"?
    De qualquer forma, andam dizendo agora que o fim do mundo é na verdade em 2047 e que, na verdade 2012 só vai acontecer uma pequena mudança na disposição dos planetas. Será? Também não tenho pressa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. meniina, agora você me deixou encucada haha
    mas enfim, acho tudo isso tudo uma tentativa de vender ingressos de cinema - exceto pelas catástrofes naturais, que vão acontecer, mais cedo ou mais tarde. a verdade é que ninguém sabe quando o mundo vai acabar e muita gente gosta de fazer alarde com isso.

    mas o texto ficou ótimo. beijos!

    www.floresnajanela.com

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    bom eu naum sei se essa coisa d 2012 vai acontecer, mas espero sinceramente q naum hauhauahuah
    Essa catástrofes como tsunamis, terremotos jah vem acontecendo no planeta a algum tempo, e vão se intensificar cada vez mais....
    Pode ser que as catastrofes, junto com o calendario maia e esse asteróide sejam só coincidências, mas se naum forem tb naum quero saber antes, prefiro descobrir no dia!! ahuahuah
    Mt bom o texto como sempre!!
    bjuss

    ResponderExcluir